Depois da surpresa de 2009, quando o Comité do Nobel atribuiu o galardão da Paz a Barack Obama, 2010 poderá vir a ter outro nomeado não menos surpreendente: a Internet. A rede global foi proposta para as nomeações pela versão italiana da revista Wired.
A iniciativa partiu da Wired italiana e do seu redactor-chefe, Riccardo Luna, precisamente depois de ter sido anunciado o vencedor do Nobel da Paz em 2009.
Logo em Dezembro o redactor-chefe da Wired italiana criou um site onde procurava apoios para a nomeação da Internet ao galardão.
Desde então a iniciativa granjeou apoiantes de áreas tão diversas como o estilista Giorgio Armani ou a activista iraniana Shirin Ebadi, Nobel da Paz em 2003.
Nessa página Riccardo Luna tinha publicado um manifesto a favor da Internet onde defendia que «a Internet é muito mais do que uma rede de computadores. É um lugar interminável de pessoas ligadas. Homens e mulheres em qualquer lugar estão entrelaçados uns com os outros, graças à maior rede social que a Humanidade conheceu».
O nome dos candidatos a nomeado ao Nobel da Paz nunca é divulgado pelo Comité do Nobel, mas alguns são conhecidos antes do tempo pelas entidades que os propõem, como neste caso, refere a revista Forbes.
A nomeação está a causar alguma surpresa, mas há quem se questione quem irá receber o prémio, caso a Internet vença o prémio, que nunca foi atribuído a uma ferramenta de tecnologia.
Fonte : SOL